top of page
  • Foto do escritorJulienne Cruz

Crítica | Monstro Do Pântano (Swamp Thing) - Série

Atualizado: 3 de abr. de 2020

A série da DC dirigida por James Wan que, foi cancelada apenas com um único episódio exibido, mas que deveria continuar.


Simplesmente espetacular, Monstro do Pântano (Swamp Thing) estreou com previsão de 13 episódios na primeira temporada, e uma possível segunda, mas com apenas um episódio tendo sido exibido ao público foi encerrada pela produção aparentemente por diferenças criativas.



A série de terror do serviço de streaming DC Universe, Monstro do Pântano (Swamp Thing), personagem criado pela dupla Len Wein e Bernie Wrightson, tem o célebre cineasta do gênero terror James Wan (Aquaman) como produtor executivo e escrita por Gary Dauberman (It: A Coisa) e Mark Verheiden (Demolidor). A trama encerrou com dez episódios surpreendentes e diferente de tudo o que foi feito até então. Cada episódio fazia com que o seriador ficasse intrigado e ansioso pelo próximo. Conseguem manter nitidez mesmo nos ambientes mais sombrios com alta qualidade.


O elenco conta com Andy Bean (Transformers: O Último Cavaleiro e It: Capítulo 2) como o biólogo Alec Holland, Crystal Reed (Teen Wolf e Gotham) como Abby Arcane, Jennifer Beals (Flashdance: Em Ritmo de Embalo) é a xerife Lucilia Cable, Kevin Durand (Lost) é o geneticista Jason Woodrue, Ian Ziering (Sharknado e Barrados No Baile) é o Demônio Azul, Will Patton (Falling Skies) é Avery Sunderland, Virginia Madsen (Evocando Espíritos) interpreta Maria Sunderland e Jeryl Prescott (The Walking Dead) é Madame Xanadu. Todos os personagens têm excelente desenvolvimento e evolução esperados pelos fãs. O roteiro é sensacional mostrando o formidável trabalho de James Wan.


"Força da natureza"


A história começa com Abby Arcane, pesquisadora do Centro de Controle de Doenças, investigando uma misteriosa gripe em sua cidade natal, a pacata Marais. Ela passa a ser auxiliada por um misterioso desconhecido, o botânico Alec Holland que conduz pesquisas sobre o desenvolvimento das plantas a partir da vegetação no pântano. Indo contra o interesse do seu contratante, o poderoso local Avery Sunderland, acaba sendo emboscado e vítima de uma explosão no pântano, indo parar nas águas pantanosas contaminadas com agentes químico-biológicos e tem seu corpo reconstruído pelo contato vegetal transformando-se no Monstro do Pântano.


A obra discorre sobre a corrupção que se espalha por Marais comandada pelo empresário Avery Sunderland, envolvido em despejos de produtos químicos no pântano (onde se esconde a “Escuridão”), encomendando assassinatos e fazendo chantagens para alcançar seus gananciosos objetivos. Sunderland mantém caso com a xerife Lucilia Cable, criada especialmente para o seriado e desafia constantemente a sanidade de sua esposa, Maria para ter acesso a sua riqueza e manter o financiamento da exploração do pântano. Deslumbrado pelas peculiaridades únicas do pântano de Marais, o biogeneticista Jason Woodrue realiza experimentos científicos para Sunderland, também com intuito de curar sua mulher Caroline (Selena Anduze, de Bosch) do Alzheimer. Entretanto, ele detecta que as propriedades do pântano podem dar origem aos monstros, como o Demônio Azul, tornando-se cada vez mais obsessivo inclusive para fins obscuros.


Monstro do Pântano (Swamp Thing) traz uma discussão importante sobre como a ambição do homem em tirar lucro da natureza pode ser perigosa e destrutiva para sua existência.



No final da série o Monstro do Pântano decide ficar em Marais para investigar a “Escuridão”, o que daria a introdução mais detalhada de personagens do universo místico da DC, como Madame Xanadu e Vingador Fantasma (Macon Blair, de Sala Verde). A cena pós créditos no último episódio, introduz o Homem Florônico, um "gancho" para uma 2ª temporada incrível.



Os fãs fizeram uma campanha criando até a hashtag #SaveSwampThing nas redes sociais como forma de tentar salvar a série. O projeto recebeu críticas positivas e no Rotten Tomatoes obteve 94% de aprovação e mesmo assim não foi o suficiente. James Wan se pronunciou quanto a decisão na época afirmando:


“Realmente não sei ou entendo porque ‘Swamp Thing’ foi cancelada, mas posso falar isso: todo o elenco e equipe, e equipes de produção e roteiro derramaram seus corações nisso. Realmente estou orgulhoso do trabalho duro de todos. Assistam ao episódio 2 e imortalizem esses 10 episódios. O Monstro merece isso”.


Os fãs também não entenderam e ainda não entendem, e saber que essa série jamais terá uma continuação é frustrante e decepcionante.




55 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por O Cine Pop. Todos os direitos reservados

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page